Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


Por que você ainda não tem um TELHADO VERDE?


Foto 7

A primeira questão a ser abordada quando se pensa em ter um telhado verde diz respeito aos CUIDADOS COM A IMPERMEABILIZAÇÃO, seguido das dúvidas com o sobrepeso nas lajes. Sobre estes dois assuntos, eu já escrevi anteriormente neste blog e é interessante que você comece a leitura pela matéria específica sobre este assunto.

Existem também muitas dúvidas se é vantajoso ter-se um telhado verde. Eu não só afirmo que é vantajoso, como explico detalhadamente todos os BENEFÍCIOS E VANTAGENS de se ter um telhado verde um uma matéria publicada anteriormente. Confira lá antes de continuar a leitura deste texto.

Após a análise destas importantes questões, vamos fazer algumas reflexões sobre outros motivos que possam te impedir de ter um telhado verde.

As dúvidas que surgem em seguida dizem respeito ao tipo de telha em que é possível se fazer um telhado verde. Mesmo que a melhor opção para se ter um telhado verde seja sobre lajes planas, é possível sim a criação de telhados verdes sobre outros tipos de coberturas. De uma forma geral, o único tipo de telha em que é impossível ter-se um telhado verde é a de barro. Isto porque a umidade do telhado verde poderá tornar as telhas frágeis que poderão se quebrar com o sobrepeso do telhado verde. Todos os outros tipos de telhas com inclinações diversas podem receber um telhado verde e requerem estudos específicos.

duvida

Telhado com telha metálica, antes da implantação.
Telhado verde sobre telha metálica | Projeto e implantação A Prima Plantarum

Com certeza, você já ouviu alguém dizer que fez um telhado verde e que não deu certo, que as plantas ficaram feias ou que não se desenvolveram bem. Muitas pessoas reclamam que tiveram que trocar as plantas do telhado verde em pouco tempo, ou ainda que acabaram desistindo de ter um telhado verde e que resolveram retirar tudo e voltaram a ter apenas uma laje.

Verbenas em telhado verde
Verbenas em telhado verde | Projeto e implantação A Prima Plantarum

Vamos analisar, então, o porquê isto pode acontecer.

1 – O primeiro motivo para o insucesso de um telhado verde é o fato das raízes das plantas terem pouco espaço para se desenvolverem. Normalmente a profundidade de substrato utilizado em telhados verdes é de apenas alguns centímetros, o que dificulta sobremaneira o desenvolvimento das plantas quando ele é feito com substratos comuns.

Euphorbia hybrid em telhado verde
Euphorbia hybrid em telhado verde | Projeto e implantação A Prima Plantarum

Passado algum tempo após o plantio das espécies ornamentais, as suas raízes tomam toda a área do substrato, ficando enroladas, por falta de espaço para se desenvolverem. Quando isto acontece, as plantas ficam doentes, definham, ficam feias e muitas das vezes morrem o que necessariamente leva à necessidade de troca da vegetação.

Porque vc não tem...

2 – Outro item importante é quanto à correta especificação da vegetação a ser utilizada. A forma de crescimento da planta, suas necessidades nutricionais e hídricas e também de luminosidade são fundamentais para a correta especificação das plantas, que muitas vezes acabam morrendo antes mesmo que suas raízes ficarem enroladas, como comentei no parágrafo anterior. Mais comum ainda é vermos plantas em telhados verdes que não são capazes de se desenvolverem simplesmente por estarem sendo utilizadas em locais de clima incorreto.

Quando se trata de telhados verdes é de fundamental importância conhecer como o crescimento das raízes de casa espécie acontece. Há inúmeras plantas que são proibidas em telhados verdes e não estou falando apenas de árvores, mas também de arbustos e até mesmo de algumas espécies de grama.

Porque vc não tem 2
Telhado verde | Projeto A Prima Plantarum

3 – O sistema de irrigação automatizada é também muitíssimo importante para que um telhado verde permaneça bonito não só quando implantado. A forma que o sistema de irrigação será desenvolvido, juntamente com a escolha das espécies utilizadas, pode ser um fator determinante para que o telhado verde não dê certo. Conhecer as necessidades hídricas de cada espécie e como combiná-las em um mesmo sistema de irrigação é algo que requer muito cuidado.

Ao se decidir em ter um telhado verde, é preciso ter em mente que não consideramos telhados verdes apenas um gramado sobre uma laje, ou ainda apenas uma cobertura vegetal feita com plantas suculentas. Qualquer jardim criado sobre uma laje é considerado um telhado verde e nele podemos ter áreas de lazer e convivências, sendo neste caso necessária a criação de um projeto de paisagismo para definir todos os elementos desta composição. Desta forma, temos inúmeras possibilidades de utilização desta área, com a criação de diferentes ambientes com mobiliário, deck, pérgula, painéis, jardins verticais, iluminação, etc

Porque vc não tem... 3
Telhado verde em cobertura de edifício| Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

4 – Os cuidados com a manutenção e que ela possa ser feita sem a necessidade de elaborados trabalhos é também outro importante fator a ser considerado quando se cria um telhado verde, seja ele apenas um grande gramado ou mais elaborado, resultante de um projeto de paisagismo, como comentei no parágrafo anterior.

Porque vc não tem... 4

Como resolver estas questões?

Muitas são as tecnologias para telhados verdes existentes no mercado brasileiro e muitos são os problemas que se tem visto com elas, por não atenderem as questões expostas acima e é por este motivo que a A Prima Plantarum oferece a seus clientes o melhor substrato existente no país, que permite que as plantas possam se desenvolver por décadas sem a necessidade de trocas, aliado com seus vinte e cinco anos de Know-how e conhecimentos científicos sobre espécies ornamentais e ainda a um sistema automatizado de irrigação com possibilidades múltiplas de utilização, que resultam em telhados verdes com baixíssima necessidade de manutenção.

Porque vc não tem 5
Telhado verde | Projeto e Implantação A Prima Plantarum

botao especialista


Heloiza Rodrigues - 04/10/2016
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum