Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


10 Incríveis ideias para usar PAINÉIS em seu jardim


1

Muito utilizados em paisagismo os painéis podem ter várias funções que aliadas às questões estéticas valorizam o ambiente com um custo benefício muito interessante.

Esconder uma vista desagradável, aquecer ou dar aconchego a um ambiente, tornar uma vista sem graça em algo interessante, levar a vegetação para muros e paredes, são algumas das funções dos painéis.

Entre os muitos materiais utilizados para os painéis, a madeira ripada ou de demolição é talvez a mais versátil, possibilitando o seu uso com ou mesmo sem uma vegetação. No caso de se utilizar uma vegetação, os jardins verticais intercalados com madeira são uma ótima opção. Já quando se quer utilizar outro material junto à madeira, os mosaicos de pedras são bastante interessantes. Os metais, como o aço galvanizado e o corten, são outras opções para os painéis.

Em todos os casos o uso da iluminação adequada é imprescindível.

 

Mosaico de pedra são tomé com madeira ripada em parede lateral a uma piscina. A iluminação embutida na lateral do painel de pedras dá requinte ao ambiente.
Painel de madeira ripada esconde telhados vizinhos e dá aconchego à galeria de quadros de plantas com moldura da mesma madeira do painel.

 

 

Painel em ferro formando uma treliça que sustenta a trepadeira Senecio mikanioides, ao lado de um espelho d’ água, transforma a vista do muro que se sem do linving.
Painel de pedras da Mozart emoldura o fundo do ambiente e recebe uma mandala em cor quente.
Para humanizar um muro alto, o painel de madeira ripada é intercalado por dois jardins verticais. A parte superior do painel de madeira esconde também as floreiras com Parthenocissus tricuspidata que cobrem a parte superior do muro.
Em um corredor estreito, o painel de madeira e ferro colocado estrategicamente em frente ao vidro da escada, intercalado com a vegetação, dá movimento à composição.
Em um muro lateral a um gazebo em aço corten, o painel de madeira ripada de linhas descontínuas demonstra o cuidado nos detalhes para a criação do ambiente.
Com a finalidade de esconder a vista dos telhados vizinhos, o painel de madeira ripada apóia as trepadeiras e é o ponto central do ambiente criado para o lazer dos funcionários.
Painéis em madeira de demolição são fundamentais na composição do ambiente que recebe ainda fontes e jardim vertical, num ambiente descontraído de uma cobertura.
Painel de madeira ripada proporciona aconchego para a área das espreguiçadeiras que possui também um charmoso herbário.
 
 botao especialista

 


Heloiza Rodrigues - 10/03/2014
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum