Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


O edifício mais bonito de Curitiba: FAE Business School!


Jardim-Vertical-Prédio-Fae-1002x564

Fomos chamados pelo Arq. Adolfo Sakaguti para fazermos o projeto de paisagismo para a nova sede da FAE BUSINES SCHOOL, em Curitiba. Em seu projeto arquitetônico já estava previsto um painel de metal com plantas e a intenção do arquiteto era que quem olhasse de dentro para fora do edifício, pudesse ver através das plantas. Portanto não se tratava simplesmente de um jardim vertical.

Desta forma desenvolvemos, junto com o arquiteto e com o engenheiro estrutural especializado em estruturas metálicas, todo o projeto do painel com as floreiras, de tal forma que as mesmas tivessem o dimensionamento necessário para o desenvolvimento das plantas, bem como a previsão de passarelas por trás das floreiras, que possibilitassem a manutenção das plantas.

FAE  Business School | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum (Foto: Gazeta do Povo)

Definida a estrutura e especificada a vegetação, passamos então para o cultivo das plantas. Elas foram compradas cinco meses antes do plantio e foram cultivadas em substrato especial para telhados verdes e este mesmo substrato foi utilizado para o seu plantio nas floreiras da FAE. Um sistema de irrigação automatizada garante as regas necessárias. Com este substrato utilizado, as plantas só precisarão receber adubação após um ano do plantio.

FAE Business School | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum (Foto: Gazeta do Povo)

Já no jardim frontal ao edifício, conseguimos transformar o recuo antes previsto para estacionamento, em dois espelhos d´água, interligados por uma cascata e que recebeu uma escultura da artista plástica Janete Mehl. A escolha de seu nome foi unanimidade entre os escritórios de arquitetura e o nosso.

FAE  Business School | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

As floreiras ao redor do espelho d´água também recebeu o substrato especial para telhados verdes. Nelas foram plantados Aspargus densiflorus ‘Myersii’, Plumbago capensis, Rhododendron sinsii, Arachis pintoia e Gardenia jasminoides ‘nana’.

No terceiro andar do edifício, a equipe da A Prima Plantarum criou vários ambientes divididos por painéis de madeira ripada com floreiras. O mobiliário em conjunto com a paginação dos pisos e vasos completam a ambientação.

Os mesmos painéis de madeira escondem os aparelhos de ar condicionado do edifício.

FAE  Business School | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

Também no terceiro andar foi criada uma sala de aula ao ar livre. Um banco que acomoda 40 alunos, desenhado pelo nosso escritório, tem ao seu redor um telhado verde com Pleomele reflexa’ aurea’,   Phormium tenax, Agapanthus africanus ‘albus’ e Arachis pintoia.

FAE  Business School | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

Como resultado deste trabalho, temos a certeza que o novo edifício da FAE BUSINESS SCHOOL tem uma contribuição significativa com o entorno do edifício, não apenas visualmente uma vez que tornou a paisagem urbana menos árida, mas também contribui significativamente com o desempenho ambiental do entorno.

Este projeto foi destaque em matéria da Gazeta do Povo que mostra a transformação da paisagem urbana curitibana pelas paredes verdes e jardins verticais.

Leia aqui a reportagem na íntegra!

botao contato


Heloiza Rodrigues - 22/08/2016
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum