Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


Questões e Dúvidas sobre TELHADOS VERDES?!


15626168_1304526859640865_7142023826453652521_o

1. Quanto custa ter um telhado verde?

O valor de um telhado verde é definido em função do tipo de vegetação que você quer utilizar, pois é a vegetação que irá definir a espessura do substrato que será necessária. Para um gramado sem pisoteio, por exemplo, você pode utilizar cerca de 5 cm de substrato e terá um custo médio de R$ 170,00 / m² + frete.

2. Em que tipo de telha posso ter um telhado verde?

O único tipo de telha que não pode receber um telhado verde é a cerâmica. Em todos os demais tipos de telhas podemos fazer o seu telhado verde.

 3. Vou precisar de cuidados especiais com a impermeabilização?

Não. Você vai precisar fazer a mesma impermeabilização que faria sem o telhado verde.

4. Qual o melhor tipo de impermeabilização para se fazer quando se pretende ter um telhado verde?

Você pode utilizar a manta asfáltica em dupla camada desencontrada, com sobreposição de 25 cm ou a manta em PVC, que é ótima para telhados verdes.

 5. O telhado verde não aumenta os riscos com infiltrações?

Quando a impermeabilização é bem feita o telhado verde protege a impermeabilização, uma vez que ela não fica sujeita aos efeitos destrutivos da dilatação e contração causados pelas mudanças de temperatura e insolação.

botao

6. Devo usar a manta anti raiz?

Para os telhados verdes implantados pela A Prima Plantarum não há a necessidade de se utilizar a manta anti-raiz, pois o nosso substrato ao contrário dos outros existentes no mercado, limita o crescimento das raízes não permitindo que elas danifiquem a impermeabilização. A manta anti raiz perde o seu efeito após alguns anos de uso, pois o produto que repele as raízes evapora e a manta deixa de cumpri a função desejada.

7. Qual a diferença do telhado verde da A Prima Plantarum para as outras tecnologias existentes no mercado?

Nós utilizamos em nossos telhados verdes a mais avançada tecnologia japonesa, que já esta no mercado do Japão há mais de 27 anos. Esta tecnologia tem como segredo a presença de muitas bactérias positivas que agem de forma que os nutrientes estejam facilmente disponíveis para as plantas. Desta forma, as raízes não precisam crescer para irem a busca de seu alimento. Como consequência disto é possível ter-se um telhado verde sem pisoteio a partir de 4 cm de substrato.

8. Conheço tecnologias de telhado verde que utilizam caixas de isopor ou caixas de plástico… O telhado verde da A Prima Plantarum é assim também?

Não. O nosso telhado verde é o mais ecológico que existe no mercado, não necessitando destes tipos de materiais, pois a reserva de água de nossa tecnologia é feita no próprio substrato. Com apenas 4 cm de substrato a reserva de água é de 16 litros / m².

9. Qual o sobrepeso que devo calcular para ter um telhado verde?

O sobrepeso vai depender da vegetação que você pretende ter, já que é ela que vai definir a espessura do substrato que será necessária. Nosso substrato é extremamente leve – 850 Kg / m³ – ou seja, se você quiser ter um telhado verde com arbustos, forrações e gramados, irá usar 10 cm de substrato e terá um sobrepeso de 85 Kg / m² de substrato, sem considerar a vegetação.

TABELA

10. Posso ter um gramado no meu telhado verde?

Com certeza! Só lembramos que este gramado terá que ter manutenções da mesma forma que um gramado sobre solo e para tanto deve-se ter em mente a previsão de acesso para o jardineiro e seu material de manutenção.

11. Que outros tipos de vegetação posso utilizar?

Se você deseja um telhado verde para cumprir funções ecológicas, sem se preocupar com questões estéticas, você pode utilizar além da grama, algumas forrações e também plantas suculentas. Ao escolher estas plantas deve saber qual espécie se desenvolve bem em sua região, principalmente se ela sofrer com geadas.

12. É possível ter uma horta no telhado verde?

Sim! É uma ótima opção para um telhado verde sobre laje, que deixa de ser uma área sem uso, para se transformar em uma área produtiva.

13. Se eu quiser ter uma área de lazer com um deck e uma pérgula e árvores frutíferas, é possível?

É possível sim, e desta forma você terá uma área de lazer sobre a sua casa ou apartamento. Para que esta área seja melhor aproveitada, será necessário um projeto de paisagismo para que se crie a setorização do ambiente definindo onde ficará a área de convívio e as áreas de plantio.

14. Posso fazer um telhado verde ou um canteiro na varanda de meu apartamento?

Claro que pode! E fica muito bom! Já fizemos uma varanda usando apenas 5 cm de substrato e a sensação é que se esta sobre solo.

15. Já tenho um telhado verde que nunca ficou bonito. Tem como reforma-lo?

Sim e não precisamos de grandes obras para isto. Podemos trocar alguns centímetros apenas do substrato existente e fazer o replantio. Ficará ótimo.

16. Como é feita a manutenção de um telhado verde?

A manutenção de seu telhado verde vai depender da vegetação que você vai desejar ter. Se você optar por um telhado verde com árvores, arbustos, herbáceas e forrações / grama, deverá fazer as manutenções da mesma forma que um jardim sobre solo. Por outro lado, para um telhado verde com plantas suculentas, a manutenção pode ser praticamente zero.

IMG_4585

17. Posso fazer a implantação de meu telhado verde sozinho?

Embora a nossa tecnologia seja relativamente simples de ser implantada, há questões técnicas que precisam ser resolvidas na implantação e que requerem um especialista. Outra questão é com relação à especificação da vegetação que melhor se adapta às condições locais de luz, insolação e ventilação e que também necessitam de muitos conhecimentos técnicos.

18. Que benefícios ecológicos eu terei com um telhado verde?

São inúmeros os benefícios ecológicos que um telhado verde proporciona. O primeiro que posso citar é com relação à diminuição da necessidade de uso dos aparelhos de ar condicionado, já que os telhados verdes chegam a diminuir até 18°C a temperatura da laje. Eles melhoram a qualidade do ar e diminuem as ilhas de calor resultante do grande uso do asfalto e concreto. Aumentam a umidade do ar e faz a retenção das águas pluviais, evitando enchentes. Em Benefícios e Vantagens dos Telhados Verdes, você encontra outras informações à respeito.

19. Estou construindo uma casa sustentável e quero ter um telhado verde. Por onde devo começar?

Dependendo da tipologia de construção que você esta utilizando – Stel Frame; Wood Frame ou outra – há características específicas e que precisam de detalhamentos exclusivos para cada caso. Entre em contato conosco o mais cedo possível para podermos melhor orientá-lo.

20. É possível fazer um telhado verde em um telhado inclinado?

Sim é possível! Dependendo da inclinação, pode não ser possível fazer o uso de grama, pois não há a possibilidade de se fazer o seu corte. Neste caso, contate-nos o mais cedo possível, pois podemos providenciar a produção de plantas que não necessitam de manutenção de forma que possamos utilizá-las em seu telhado inclinado.

 21. Quanto tempo vai durar meu telhado verde?

Nossos telhados verdes não tem prazo de validade. Como um jardim sobre solo, eles são feitos para durarem para sempre.

22. Vou ter que repor o substrato todo ano?

Absolutamente não! Nosso substrato tem perda de apenas 1% ao ano. Isto que dizer que se você utilizar 10 cm de substrato, passados 10 anos, você terá que repor apenas 1 cm do substrato.

23. Vou precisar de um sistema de irrigação automatizada?

Embora o nosso substrato tenha uma ótima reserva de água em sua própria estrutura, recomendamos que se faça um sistema de irrigação automatizada para os períodos longos de seca. Mais necessária se faz a irrigação automatizada quanto menor for a espessura do substrato, que tende a secar mais rapidamente.

botao tv


Heloiza Rodrigues - 21/03/2017
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum