Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


Por que você deve contratar um PAISAGISTA?


FOTOGE~4

Dúvidas frequentes sobre o trabalho do paisagista

1 – Porque não posso fazer o meu jardim com meu jardineiro?

Um projeto de paisagismo é um trabalho de criação que não se limita apenas à escolha das plantas para o jardim. Podemos definir o Projeto de Paisagismo como sendo a criação de um projeto de decoração para áreas externas e que envolve vários elementos, como piscina, deck, fontes, lagos, espelho d´água, pérgula, painéis, fogo de chão, escolha e paginação de piso, iluminação entre outros elementos, além é claro, da vegetação. O jardineiro, quando bem orientado, é a pessoa certa para cuidar das plantas deste jardim depois de implantado e não para criá-lo.

2 – Como sei se a pessoa que estou contratando para criar o meu jardim tem os conhecimentos necessários?

A criação de um projeto de paisagismo requer conhecimentos em várias áreas. A começar pelos elementos utilizados no projeto que precisam estar em harmonia com o estilo arquitetônico e seguem os princípios da composição.  Quando falamos na escolha da vegetação é necessário ter conhecimentos sobre solo, nutrição, fisiologia e bioquímica de plantas e saber exatamente quais as necessidades de iluminação / insolação de cada espécie. Também são necessários conhecimentos sobre como o desenvolvimento das plantas acontece, qual seu tamanho final quando adulta e como combinar as diferentes espécies para que o resultado seja prático e harmônico.

3 – Qual é o investimento em um projeto de paisagismo?

O valor de investimento em um projeto de paisagismo é diretamente proporcional à área a ser trabalhada e à quantidade e tipos de elementos que você deseja ter em seu jardim. Quanto mais elementos, e mais elaborado for o seu projeto, maior será o investimento, uma vez que no projeto executivo iremos detalhar cada um dos elementos que o compõem.

botao  orçamento

4 – Eu vou contratar um projeto, mas como vou saber quanto irei investir na implantação?

Há duas formas muito interessantes que podemos trabalhar com a questão do investimento que será feito. A primeira é você definir o investimento que deseja fazer e nós iremos criar o projeto levando em consideração este valor. A segunda forma é estabelecermos juntos, uma faixa de valor de investimento e então nós iremos definir os elementos a serem incluídos no projeto, levando em consideração este investimento.

5 – Em que fase da obra eu devo contratar um projeto de paisagismo?

O projeto de paisagismo deve ser contratado assim que o projeto arquitetônico foi concluído, antes de começarem a compatibilização com os demais projetos, como o estrutural, elétrico e hidráulico. Isto porque nós temos muito a colaborar com o arquiteto para resolver questões importantes e que muitas vezes são de difíceis resoluções sem a nossa participação, como, por exemplo, esconder uma área de serviço, definir local para canil e herbário , etc… Nós também iremos definir a modelagem do terreno, com suas diferenças de níveis, os acessos externos, a iluminação e os pontos hidráulicos para as regas ou irrigação automatizada do jardim. Todas estas definições só são possíveis de serem implantadas quando começamos a criação do paisagismo quando a obra esta na fase de projetos.

6 – E se eu moro em uma casa ou apartamento e quero transformar meu quintal num jardim, é possível?

Se você já esta com a casa ou apartamento construído e deseja ter um jardim, nós iremos criar o seu projeto levanto em conta as condições existentes e com certeza, poderemos transformá-lo no jardim dos seus sonhos.

7 – Estou em final de obra e não tenho condições de implantar todo o projeto. O que devo fazer?

Depois que o projeto de paisagismo esta concluído é possível fazer-se a sua implantação por etapas. Esta é uma das grandes vantagens de um projeto de paisagismo, pois mesmo implantado por partes, você saberá onde vai chegar e o resultado que terá no final, quando o projeto estiver todo implantado. Nós iremos orientá-lo qual a melhor sequência a ser seguida para a implantação, tendo-se como resultado final o que propusemos no projeto.

8 – Terei muito trabalho para cuidar do jardim?

Um jardim bem projetado tem uma baixa manutenção, sem a necessidade de trocas frequentes de plantas. Vale lembrar, no entanto, que será necessário uma manutenção mensal que deverá ser feita por um bom jardineiro, já que estamos tratando com seres vivos que precisam de cuidados com podas, adubações, controle de pragas e doenças. Já com relação aos demais elementos do paisagismo, como decks, painéis, pérgulas e iluminação, uma manutenção anual já é suficiente para manter sua durabilidade e beleza.

9 – Não entendo nada de plantas e não sei cuidar delas. O que devo fazer?

Um jardim quando bem planejado tem plantas resistentes e que precisarão dos cuidados de um bom jardineiro, uma vez ao mês. Um sistema de irrigação automatizado ajuda muito na manutenção diária, já que seu jardim estará sendo irrigado mesmo quando você estiver viajando. Ao final da implantação nós iremos lhe orientar sobre os cuidados com a manutenção de suas plantas.

10 – Quando a implantação estiver terminada, meu jardim já estará bonito?

Quando se termina a execução de um projeto de interiores, a decoração esta pronta, mas não é isto que acontece com um projeto de paisagismo. Como estamos tratando com seres vivos, as plantas terão que se adaptar às novas condições, para então se desenvolverem naturalmente. Ao escolher as plantas para fazer a implantação de seu jardim, nós iremos dar prioridade para que elas já tenham um porte adequado para um resultado o mais imediato possível, levando-se em conta o seu custo / benefício. No entanto muitas plantas precisam de um tempo para apresentar um resultado interessante e este tempo poderá ser um pouco maior dependendo da estação do ano que o seu jardim for implantado. Lembre-se que no inverno as plantas estão em dormência vegetativa e só irão voltar a crescer depois de iniciada a primavera. Então neste caso, você levará um pouco mais de tempo para ver os resultados da implantação. Um grande jardim, com muitas árvores, arbustos e trepadeiras pode ser considerado adulto após 5 anos de implantado, mas você já terá um resultado interessante após a conclusão do segundo ano de implantação.

11 – E se eu não gostar do projeto? Que garantias eu tenho de que ficará bom?

Você terá possibilidade de solicitar mudanças no anteprojeto até que ele esteja de acordo com as suas expectativas, para então ser aprovado. Esta é a grande vantagem de um projeto, que pode ser modificado várias vezes até que fique como você deseja. Quando você faz um jardim sem projeto, você só saberá como ele vai ficar depois que a implantação foi concluída e isto pode lhe causar surpresas desagradáveis e neste caso o seu prejuízo pode ser muito grande.

botao especialista

12 – O que é possível eu ter em meu jardim?

As possibilidades de criação para um projeto de paisagismo são inúmeras. Em nossos 25 anos de trabalho com paisagismo, recebemos pedidos de elementos dos mais variados, desde os comuns como deck, pérgula, horta, pomar, herbários, piscina com cascata, telhado verde , jardim verticalfogo de chão, painéis, espelho d´água, playground até os mais incomuns, como casa na árvore, arvorismo, rampa de skate e de bicicleta, redário, lago, gazebo, SPA e ofurô, orquidário, pista de caminhada, mini fazenda e casa de vegetação. Realmente são muitas as possibilidades!

13 – O que devo considerar no investimento em paisagismo?

Como o projeto de paisagismo contempla todos os elementos utilizados nas áreas externas de sua casa ou apartamento, você deverá considerar em seu investimento em paisagismo a execução de todos estes elementos que irão compor o projeto, como os citados acima, além da vegetação, dos insumos necessários para o plantio, pisos, iluminação, vasos e mão de obra.

14 – Quanto tempo vai durar meu jardim?

O jardim, quando bem planejado é para a vida toda. Pode ocorrer de alguma espécie específica tenha que ser substituída, mas no geral, todas as plantas bem como os elementos do jardim, quando recebem a devida manutenção, são para durar para sempre. Mesmo a grama, ele deve ser plantada uma única vez e a manutenção bem feita é que vai preservá-la, sem nunca precisar ser trocada. Sobre este assunto, temos em nosso Blog, a matéria “O Segredo do Grandes Jardins” que vale a pena a leitura.

15 – O que tem de tecnologia em um jardim?

Quando falamos que trabalhamos com alta tecnologia em nossos projetos e implantações, estamos falando de detalhes importantes já na concepção de nosso projeto. Temos desde as imagens em 3D para a apresentação de nossos projetos até a moderna tecnologia encontrada no substrato especial utilizado nos telhados verdes e nos jardins verticais, que demandaram mais de 10 anos de pesquisas; pode ser encontrado também no adubo desenvolvido especialmente para o paisagismo e que contém macro e micronutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Temos alta tecnologia nos revestimentos de pisos, em compostos utilizados em painéis e pérgulas, bem como em todos os processos que nos garantem a sustentabilidade e o respeito à natureza dos produtos utilizados no jardim, entre tantos outros itens que podemos citar.

16 – O que devo esperar de um projeto de paisagismo?

Um projeto de paisagismo é composto das seguintes fazes:

– Estudo Preliminar

– Anteprojeto

– Projeto executivo

No estudo preliminar faremos uma visita a você para levantarmos suas necessidades e expectativas, bem como as questões técnicas que iremos considerar no anteprojeto. Esta etapa é muito importante para que possamos ter uma visão clara do que iremos criar.

Após esta etapa, eu e minha equipe iremos criar o anteprojeto, com todos os elementos que farão parte dele. Esta etapa será apresentada a você em uma reunião, através de planta baixa, em uma escala compreensível e com imagens em 3D para que você possa ter a exata compreensão do que esta sendo proposto. Todas as espécies vegetais que estão sendo utilizadas serão apresentadas através de fotos de nossos trabalhos. Você poderá pedir modificações nesta proposta até que ela esteja de acordo com o que você deseja, antes de aprová-la.

A última parte de nosso projeto de paisagismo – o Projeto Executivo – é de extrema importância, pois é ele que dará as condições necessárias para que tudo que foi projetado possa se tornar real. O projeto executivo é composto de tantas pranchas quantas forem necessárias para o detalhamento de todos os elementos, com cortes e elevações sempre que necessário. Com relação à vegetação, levantaremos suas quantidades para cada local do projeto e especificaremos também o porte que deverão ter quando do plantio.

Junto com o projeto executivo, lhe entregaremos os orçamentos de todos os elementos que fazem parte do projeto de paisagismo. Desta forma você receberá além do orçamento de implantação da vegetação, o orçamento dos equipamentos de iluminação, dos pisos especificados, de todos os elementos em madeira (deck, pérgula, painéis, etc.), orçamento do mobiliário, vasos, fogo de chão, elementos em metal, e dos demais itens que compõem o seu projeto.

Lembre-se que você fará o investimento em seu jardim apenas uma única vez e poderá desfrutar dos benefícios dele por todo o tempo que desejar!!

botao contato


Heloiza Rodrigues - 25/01/2017
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum