Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


Você sabe como planejar o investimento em Paisagismo?!


Maquete do terraço de edifício | Projeto A Prima Plantarum

Considerando a importância atual do paisagismo na valorização e venda dos empreendimentos imobiliários, as construtoras e incorporadoras tem sentido a necessidade de aumentar o investimento a ser reservado para o projeto e implantação do paisagismo. A grande dificuldade, no entanto, tem sido em como quantificar este custo e como torná-lo real ao final da obra.
 
Normalmente, quanto mais elevadas são as exigências do público alvo, ou a classe social a que se destina o empreendimento, maior é o investimento a ser feito com o paisagismo. No entanto, os itens de lazer oferecidos pelo paisagismo têm também um papel fundamental na valorização dos empreendimentos destinados as classe B e C.
 
As construtoras e incorporadoras sentem dificuldade em determinar o valor a ser reservado para o paisagismo principalmente quando o assunto “paisagismo” é abordado apenas quando a obra já esta em sua fase final. Habitualmente a forma utilizada para se calcular, no início da obra, qual o valor da verba a ser reservada para o paisagismo, é lançar mão de um custo pré-estabelecido por metro quadrado de área a ser trabalhada.
 
No entanto, esta quantia, muitas vezes não corresponde ao valor real do investimento que será necessário fazer para que o paisagismo exerça o seu papel de agregar valor ao empreendimento.
santorini_noite
Ambientes externos A Prima Plantarum | Deck e iluminação noturna
A melhor forma, então, de se saber o exato investimento a ser reservado para o paisagismo é a contratação do projeto de paisagismo antes mesmo do lançamento do empreendimento. Assim que o projeto de arquitetura fica definido, e antes que se comece a fazer a compatibilização dos projetos é importante que o paisagista comece a criação dos ambientes externos. Quando o paisagista é contratado nesta fase, muitos dos possíveis problemas que o arquiteto possa ter com relação às áreas externas, poderão ter as suas soluções encontradas em conjunto com o paisagista.

Como faz parte do trabalho do paisagista todos os itens externos, desde o acesso – escadas e rampas, social e de serviços; floreiras, espelho d´água, decks, pérgulas, piscinas, spas, fogo de chão, etc,  o projeto de paisagismo irá definir, com antecedência, os ambientes externos que o empreendimento terá e consequentemente facilitará o trabalho do calculista com relação ao sobrepeso que haverá sobre as lajes. Esta questão torna-se de extrema relevância quando podemos ter a exata medida do reforço estrutural que será necessário, o que permite uma economia com relação ao gasto com reforços estruturais desnecessários.
IMG_1716
Texturas do Jardim de Entrada de condomínio | A Prima Plantarum
Com o projeto de paisagismo pronto, antes do lançamento do empreendimento, é possível, então levantarem-se os valores de investimento que serão feitos, tanto com a implantação da vegetação, como para todos os outros itens que compõem o projeto de paisagismo, como revestimento de pisos, iluminação, madeira para decks e pérgulas, mobiliário, etc.

Outra grande vantagem de se contratar um projeto de paisagismo antes do lançamento de um empreendimento é que todas as imagens em 3D que serão utilizadas pelo departamento de marketing serão desenvolvidas reproduzindo o que realmente existirá no empreendimento o que, sem sombra de dúvidas, facilita a sua venda.

Red-25C3-25A1rio-2Be-2Bfogo-2Bde-2Bch-25C3-25A3o
Redário e fogo de chão na cobertura de um edifício | Projeto A Prima Plantarum
Podemos concluir, então, que o planejamento do investimento a ser feito com o paisagismo de um empreendimento é feito de forma objetiva e organizada através da contratação do paisagista na fase de projetos do empreendimento, antes de seu lançamento o que contribuirá também com o departamento de marketing para a efetivação das vendas, já que o trabalho do paisagista não se limita apenas a especificação da vegetação.
 
botao contato


Heloiza Rodrigues - 18/04/2016
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum