Sobre a Autora


Heloiza Rodrigues
BIÓLOGA COM MESTRADO EM FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS | USP
Com 25 anos de experiência, a paisagista alia seus conhecimentos científicos ao know how adquirido em consultorias de manutenções de jardins, possibilitando

Nossas redes


Saiba quais são os Benefícios e Vantagens dos Telhados Verdes!


Telhado Verde um mês após a implantação

Afirmar que os telhados verdes são uma das maiores tendências do paisagismo mundial é muito pouco frente aos inúmeros benefícios ecológicos que eles proporcionam às cidades e principalmente a seus moradores.

Mesmo parecendo difícil separarmos tais benefícios prestados pelos telhados verdes, vamos lista-los separadamente.

Comecemos, então, pelas questões puramente ecológicas dos telhados verdes.

Benefícios 1
Ponte Bayer- São Paulo. Fonte: Envec

Benefícios ecológicos

Um dos primeiros benefícios que podemos citar sobre a utilização de telhados verdes é a melhoria da qualidade do ar nas regiões em que eles estão inseridos, proporcionada pela produção de O2 pela fotossíntese e também pelo aumento da umidade do ar, resultante da transpiração das plantas e do armazenamento da água na estrutura do próprio telhado verde.

A retenção de partículas de poeiras tóxicas decorrente da poluição ambiental é também uma consequência natural da presença vegetal nos telhados verdes.

Desta forma cria-se um microclima diferenciado para o local, com a necessária compensação ambiental causada pelo concreto e asfalto das grandes cidades o que, consequentemente, atenua os bolsões de calor nos meses de verão.

Os telhados verdes contribuem para a prevenção de enchentes, já que retém a água das chuvas que são, então, liberadas de forma mais lenta para as tubulações de águas pluviais, o que evita as temíveis inundações características dos meses de verão em nosso país tropical. Desta forma temos uma compensação das áreas impermeáveis comuns nas grandes cidades.

Telhado verde com plantas perenes | Projeto A Prima Plantarum

A contribuição para a biodiversidade proporcionada pelos telhados verdes não se limita à flora, mas também à fauna, pois a presença de vegetação em centros urbanos trás de volta aves, insetos e borboletas, para locais que antes estavam áridos destes pequenos seres.

Pássaro em telhado verde
Pássaro em telhado verde. 

Os telhados verdes diminuem em 13 a 18 °C a temperatura da laje onde estão implantados e pesquisas já demonstraram uma diminuição de temperatura do ambiente onde eles se encontram de 5,3 °C com um aumento da umidade do ar na ordem de 15,7% (Catuzzo, 2013). A diminuição da temperatura da laje tem como consequência o aumento do conforto térmico no interior dos edifícios e a consequente redução do uso dos aparelhos de ar condicionado, outro benefício ecológico do uso dos telhados verdes.

Benefícios humanos

São inúmeros os benefícios dos telhados verdes para a qualidade de vida de nós humanos. Podemos começar falando do bem estar psicológico que temos com o simples contato com a natureza, já que os telhados verdes podem ser transformados em verdadeiros jardins sobre laje, com o plantio não apenas de grama ou outro tipo de forração, mas também de herbáceas, arbustos e até árvores, dependendo apenas da profundidade do substrato a ser utilizado. Então o efeito paisagístico, nestes casos, se soma aos efeitos ecológicos dos telhados verdes podendo-se criar novos espaços de convívio para a família e amigos, para os funcionários da empresa, quando feito em telhados de edifícios empresariais, ou para a comunidade, quando se trata de um espaço público.

Benefícios 3
Telhado verde em cobertura de edifício | Projeto A Prima Plantarum

Outra forma de se utilizar um telhado verde é transformá-lo em uma horta e são inúmeros os exemplos pelo mundo afora de telhados que foram transformados em hortas comunitárias, com grande produção de legumes e hortaliças.

30.09 Horta de 0,2 hectare localizado no telhado da cervejaria regional, em Liuzhou, província de Guangxi, China.
Horta de 0,2 hectare localizado no telhado da cervejaria regional, em Liuzhou, província de Guangxi, China.

Em ambos os casos, têm-se um aumento da área útil do imóvel e sua consequente valorização no mercado.

O uso dos telhados verdes apresenta também alguns benefícios que se refletem diretamente em questões financeiras, como a economia de energia elétrica, decorrente do menor uso dos aparelhos de ar condicionado devido à diminuição da temperatura na laje.

Horta em telhado verde
Horta em telhado verde em São Paulo. Fonte: Envec

O isolamento acústico proporcionado pelos telhados verdes elimina a necessidade de custos adicionais com materiais para este fim e que se traduzem em economia financeira.

Também a falta de necessidade de manutenção da impermeabilização das lajes que ficam protegidas sob os telhados verdes reflete-se em uma boa economia financeira. As lajes que não têm a proteção de um telhado verde ficam expostas às constantes mudanças de temperatura, sofrendo os efeitos destrutivos da constante dilatação e contração de suas superfícies, as quais são as responsáveis pelas temidas trincas na camada de proteção mecânica e consequentes problemas de infiltração.

Telhado Verde APP
Telhado verde | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

Os telhados verdes, quando bem projetados, com espécies ornamentais perenes adaptadas às condições climáticas do local têm um custo de manutenção muito pequeno.

 

Detalhe de Telhado Verde
Telhado verde | Projeto de Paisagismo A Prima Plantarum

Também o seu custo de implantação, quando realizada com substrato adequado, ao ser comparado com os benefícios ecológicos, sociais e financeiros que proporcionam a médio e longo prazo é realmente algo muito interessante e que nos faz refletir sobre a seguinte pergunta:

Porque você ainda não tem um telhado verde?

botao  orçamento


Heloiza Rodrigues - 04/10/2016
error: Direitos Reservados - Prima Plantarum